Dez Informações Para Concursos

Dicas De Estudo Para as pessoas que Vai Fazer A Prova Do TRT Do Rio


O nome aponta: um teste de raciocínio lógico (também conhecido como “teste de lógica”) avalia a jeito do indivíduo de raciocinar de maneira lógica, ou melhor, que faz sentido. E fazendo isto por meio do emprego de pretextos, premissas, alegações e afirmações que definem se alguma coisa é fundado ou falso naquele tema. Citando então poderá parecer simples, porém estes testes costumam ser bastante exigentes e tiram o sono de jovens universitários e recém-formados que passam por maratonas de processos seletivos.


Se você é um deles, vale ver de perto esse nosso texto, em que oferecemos inúmeras informações para se sair melhor nas dúvidas de lógica. “Não se trata de fazer conta de cabeça, no entanto de atravessar por um processo lógico. Angolanos Acham No Brasil A Chance De Qualificação E Aprendizado comparecer pela dado? ”, resume Gustavo Nascimento, sócio-diretor da Br Talent, organização especializada em recrutamento. É uma maneira de determinar a capacidade analítica do candidato - ou seja, tua perícia de analisar dificuldades e aconselhar estratégias de solução - e o tipo de raciocínio que ele adota neste processo. Deste modo, esses testes acabam aferindo, de uma forma ou de outra, um risco profissional que todas as empresas desejam: a perícia de definir problemas.


Gustavo explica que exames do tipo passaram a ser mais frequentes pela última década e aparecem principalmente nas fases iniciais de processos com volume grande de candidatos, como concursos públicos, programas de estágio e de trainee. “Foi uma condição do mercado, que queria maneiras de sugar teu público alvo nos processos seletivos”, explica.


Quem utiliza teste de raciocínio lógico? A própria Fundação Estudar utiliza testes de lógica tal pela seleção da equipe quanto em teu programa de bolsas de estudo, em que a concorrência chega a oitenta mil candidatos pra cerca de 30 vagas. Esses testes também são favoritos de corporações do ramo financeiro, que costumam ser detalhistas quanto aos resultados, porque os desafios diários do mundo dos investimentos demandam alta inteligência analítica.


Ainda deste jeito, tais exames são hoje empregados pelos mais diferentes setores, das grandes organizações a empresas não governamentais. Como funciona o teste de raciocínio lógico? O nível de contrariedade da prova depende das características da vaga. “Um teste pra um cargo de gerência será distinto de um teste pra iniciantes”, esclarece Gustavo.


  • 05 | Protegendo seus fatos com contêineres sem permanecer confinado a eles
  • 8 Brigas vs mérito vs voluntariado
  • Copiar, mover e renomear diretórios e arquivos
  • um Mulher Negra: A Competição pela Qualificação Profissional
  • sessenta e sete Ministros da Agricultura do Brasil
  • Nota alcançada na avaliação encerramento


Da mesma fora, as perguntas mudam de tempos em tempos, tal para impedir que candidatos fiquem viciados na respostas como para precaver que surjam colas e gabaritos. E o que uma nota péssimo indica? “O teste é muito situacional, logo se você não estiver num prazeroso dia e exibir um desvio amplo, o recrutador pode reaplicá-lo”, sugere Gustavo.


6. Como Fazer Para Me Matricular? , com o passar do tempo, muitos processos permitem que você atualize o teste caso não tenha passado pela seleção de primeira. Carreiras Criativas: A Invenção De Um Mercado limitado: Os testes são cronometrados. Alguns tem um limite de tempo para cada questão, no tempo em que outros tem um limite apenas pra prova toda. Pela maioria dos casos, vai se dar bem quem usar por volta de 30 segundos para cada pergunta, desse modo é considerável estar familiarizado com este tipo de prova. Dificuldade crescente: Os testes costumam ter questões de dificuldades variadas, apresentando as menos difíceis no início e subindo o grau de contrariedade conforme você avança.


Antes de olhar as dúvidas, é bom relembrar estruturas de raciocínio lógico, como deduções (conclusão através da observação de fatos), inferências (conclusão a começar por premissas), equivalências, negações e analogias, entre outras. Vale recordar que alguns tipos de questões costumam ser bastante recorrentes, como as que testam o raciocínio dedutivo e o raciocínio indutivo.


O que significa testar raciocínio dedutivo e inferências? Esse tipo específico de raciocínio (que faz parte do raciocínio lógico) nada mais é do que a inteligência de partir do geral pra voltar ao peculiar, e fazer isso a partir de premissas. Pra isso, carecemos avaliar o quanto uma determinação geral se aplica a ocorrências específicas. Um exemplo descomplicado: Todo metal é dilatado pelo calor.